O eurodeputado José Manuel Fernandes foi esta sexta-feira distinguido na Escola Profissional Amar Terra Verde, EPATV, pela Igreja Ortodoxa Ucraniana, no decorrer de um jantar de solidariedade a favor das crianças órfãs vítimas da guerra no leste ucraniano.
O Arcebispo Ilation, chefe da Administração dos Assuntos Exteriores da Igreja Ortodoxa Ucraniana, entregou ao eurodeputado do PSD uma medalha e um diploma, enviados pelo Patriarca Filaret, da Igreja Ortodoxa Ucraniana, como reconhecimento do apoio prestado pelo deputado no Parlamento Europeu.
Em declarações prestadas ao Jornal O Vilaverdense/PressMinho, José Manuel Fernandes afirmou que “é uma distinção que mexe comigo e me toca muito. Considero que, pela minha obrigação e pela minha missão no parlamento europeu, procuro nas minha funções ajudar os países que precisam de ajuda humanitária, que estão em situações de mais dificuldade e que precisam de ver os meios financeiros reforçados”.
O eurodeputado acrescentou ainda que “a união europeia tem ajudado a Ucrânia para reforço das instituições, para o desenvolvimento, mas muitas vezes para a ajuda humanitária. Isso é fundamental. Acredito que estou a praticar os valores da união europeia e os valores cristãos, a defesa e a promoção da paz, a liberdade, o estado de direito, mas também a partilha e a solidariedade e, como é evidente, a defesa intransigente da dignidade humana. São valores que nos unem. Cada um, independentemente da missão que estiver a desempenhar deve exercê-los. Isto é um reconhecimento entregue pelo arcebispo de Kiev, através do patriarca da igreja Ortodoxa”.
Neste jantar solidário, as receitas revertem para ajudar na compra de roupas e brinquedos para crianças órfãs, tendo em conta o conflito armado que ainda persiste no leste da Ucrânia.
A iniciativa é organizada pela EPATV, que envolve um projecto Erasmus+ e pela Associação Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano, UPE, sediada em Braga e dirigida pelo padre ortodoxo Vasyl Bundzyak.
O Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano tem desenvolvido diversos projectos e programas para a integração dos ucranianos na vida social e económica em Portugal, abrangendo imigrantes e portugueses das comunidades envolventes. A instituição tem igualmente desenvolvido acções e esforços para apoio aos cidadãos ucranianos que têm sido afectados pela guerra no leste da Ucrânia.
Pedro Nuno Sousa