O eurodeputado do CDS-PP Nuno Melo e o diretor da Bosch Portugal, Carlos Ribas, participam na segunda-feira, às 14h30, no 41.º aniversário do Departamento de Produção e Sistemas (DPS) da Universidade do Minho. A iniciativa – refere fonte da Reitoria – decorre no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães, e tem o mote ‘Rumos de mudança: da mecanização à ciberindústria’. A entrada é livre.
A sessão de abertura é às 14h00, com o presidente da Escola de Engenharia da UMinho, João Monteiro, o diretor do DPS, Valério de Carvalho, além de Ana Cristina Braga e Nélson Costa, ambos da comissão organizadora. Seguem-se as palestras ‘Crise Europeia: desafios futuros’, por Nuno Melo, e ‘Era Digital: a mudança através dos números’, por Carlos Ribas. Às 16h30 é a vez de Sílvio Carmo Silva, docente do DPS, falar sobre ‘Perspetivas e evolução dos sistemas de produção’.
Uma hora depois conhece-se o trabalho do Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial (NEEGIUM) e do grupo European Students of Industrial Engineering and Management (ESTIEM) da UMinho, pelos respetivos coordenadores Bruno Lopes e Francisco Ramires. Vão ser também entregues prémios a antigos alunos de sucesso e aos autores das melhores dissertações de mestrado. O fecho da cerimónia é às 18h15, pelo vice-presidente da Escola de Engenharia, Paulo Sampaio, entre outros.
O programa inclui ainda um workshop matinal, das 9h30 às 12h30, para os estudantes apresentarem as suas teses e projetos em Engenharia Industrial, Engenharia e Gestão da Qualidade, Engenharia de Sistemas, Engenharia Humana e Engenharia e Gestão Industrial.
“O Dia do DPS permite enriquecer o processo de formação, traçar novas avenidas de investigação e identificar ações de valorização e transferência de conhecimento para a comunidade”, resume o professor Nélson Costa. O evento é organizado pela direção do DPS e pelos núcleos NEEGIUM e Alumni EGIUM. O site oficial é diadps.dps.uminho.pt.
Luís Moreira (CP 8078)