Os eurodeputados do PCP João Pimenta Lopes e Sandra Pereira, no âmbito de uma jornada de trabalho por alguns concelhos do distrito de Braga, deslocaram-se a Guimarães, onde, durante três dias, contactaram a população, trabalhadores e associações, anunciou esta segunda-feira a Direcção da Organização Regional de Braga(DORB).
Sobe o mote ‘Ao teu lado todos os dias. A tua voz no Parlamento Europeu’, os parlamentares europeus comunistas contactaram os trabalhadores da Vimágua, do GuimarãesShopping e da Coelima, e visitaram os bairros do IRHU da Emboladoura e de Nossa Senhora da Conceição.
Estiveram ainda A feira e mercado municipal foram outros dos destinos, e participaram numa “tribuna pública” dedicada ao aumento do custo de vida.
João Pimenta Lopes esteve na Associação de Reformados de Guimarães e visitou os bairros da Emboladoura e Nossa Senhora da Conceição. Aqui ouviu queixas da ausência de intervenção na manutenção e reabilitação das habitações, abandono dos espaços exteriores, degradação dos espaços comuns, avarias constantes nos elevadores, infiltrações, problemas de insalubridade e infestações.
“No caso do Bairro da Emboladoura, o estado de degradação geral é significativo (com algumas obras por concluir ainda desde o início da construção), com situações de insalubridade, e persistência de telhados de amianto que tardam em ser substituídos, evidenciando-se, desta forma, a desresponsabilização do Estado, e a falta de intervenção de requalificação e manutenção ao longo do tempo – pese os aumentos significativos de rendas – deixando ao abandono dezenas de moradores”, assinala o PCP em comunicado.
“Constata-se ainda, num momento em que há dezenas de pedidos de habitação, a existência de cerca de 50 fogos desocupados que poderiam servir as necessidades de várias famílias”, lê-se no comunicado.
O aumento do custo de vida nos bens essenciais, na energia e nos preços relacionados com a habitação, foram outras das queixas ouvidas na “tribuna pública” realizada no centro.