A CDU esteve esta segunda-feira à porta da empresa Tesco, em uma acção de campanha para as Eleições Europeias junto dos trabalhadores da empresa de Vila Nova de Famalicão e assinalar os 50 anos da criação do Salário Mínimo Nacional.
“Passam hoje [terça-feira, 27 de Maio] 50 anos da criação do Salário Mínimo Nacional. Uma conquista da Revolução de Abril que culminou anos de luta dos trabalhadores portugueses. A 27 de Maio de 1974, um mês depois do 25 de Abril, a criação do SMN, representou um significativo avanço nas condições de vida de milhões de trabalhadores”, lembrou Vítor Rodrigues, vereador da Câmara de Braga e candidato ao Parlamento Europeu
“Contudo, hoje, de novo, é necessário reforçar a luta pelo aumento geral de salários, em pelo menos 15%, como um mínimo de 150 euros por trabalhador! E que nenhum trabalhador em Portugal ganhe menos de 1000 euros!” reivindicou o candidato comunista.
Para a CDU, “é necessário romper com as políticas de compressão salarial, com a redução de direitos sociais e laborais, com a política de referenciais mínimos que procura um nivelamento por baixo das condições de vida e de trabalho, contida no designado ‘Pilar Europeu dos Direitos Sociais’”.
“É necessário romper com o aumento das desigualdades na distribuição da riqueza, com as crescentes injustiças sociais, resultado de sucessivas estratégias desreguladoras e liberalizadoras”, afirmou Vítor Rodrigues.
Fernando Gualtieri (CP 7889)
.