Reforçar os laços entre os cidadãos e a cidade, convidando os munícipes a tornarem-se protagonistas activos e a apresentarem sugestões e ideias, envolvendo-os no debate e na idealização de soluções exequíveis, são os objectivos do programa ‘Munícipe Atento’, cujo regulamento será analisado na próxima reunião do Executivo Municipal, que se realiza na segunda-feira.
Serão distinguidos os munícipes que mais tenham participado de forma construtiva do desenvolvimento da cidade, premiando a apresentação de sugestões e ideias, a identificação de oportunidades de melhoria ou, ainda, as iniciativas que possam promover o bem comum.
De acordo com Olga Pereira “este é um programa que “visa também reforçar o modelo de administração mais aberto e participado, fomentando o envolvimento dos cidadãos na identificação de problemas e de oportunidades de melhoria, estimulando uma intervenção cívica activa e responsável”.
Como explicou a vereadora do município, “as melhores sugestões e ideias serão distinguidas pela sua concepção formal e construtiva, representando um contributo para o desenvolvimento do Município de Braga. além de constituir publicamente o reconhecimento do município aos munícipes mais atentos e participativos, reforçando a proximidade e diálogo entre os cidadãos e o território”.