A campanha #EQuê?!, uma iniciativa de sensibilização promovida pela Juventude Cruz Vermelha de Braga, apresenta o resultado final através de uma exposição fotográfica que a inaugurar, na próxima segunda-feira, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, pelas 18 horas. A mostra fica patente até 30 de Setembro.
Entre Novembro de 2016 e Abril passado, a Juventude da Cruz Vermelha desafiou dezenas de jovens e pessoas da comunidade a partilharem, através de uma foto e uma mensagem “onde desconstroem um determinado estereótipo que lhes é habitualmente associado”, explica a CV. Todas as semanas foram publicadas novas fotografias na página de Facebook da organização.
Segundo Tânia Gomes, coordenadora da Juventude Cruz Vermelha de Braga, “são 40 fotos de pessoas únicas que, através das suas mensagens inspiradoras, nos relembram que não há problema em sermos iguais a nós próprios mesmo que diferente de todos. Esta é uma temática especialmente importante nos dias de hoje onde o desconhecimento dá muitas vezes origem ao medo que, por sua vez, dá origem ao preconceito e à discriminação. Nesta campanha participaram estudantes, técnicos sociais, investigadores, desportistas, voluntários, empreendedores, músicos e até o presidente da Câmara [de Braga] ”.
A exposição pretende chamar a atenção da comunidade para a importância do respeito pela diferença e traduz um olhar em torno de vivências que comprovam que não existe problema em não sermos os nossos estereótipos, “por uma juventude sem rótulos”.
FG (CP 1200)