O presidente da Câmara de Guimarães anunciou que a já famosa Exposição de Camélias terá uma projecção internacional, “dignificando um evento que mostra o que de mais bonito existe em cada uma das espécies cultivadas”.
A novidade foi dada por Domingos Bragança no decurso da visita à XII Exposição de Camélias de Guimarães, nos Claustros do Convento de Santa Clara, sede do município, e que pode ser visitada este domingo, até às 17h00, com entrada gratuita.
Refira-se que Guimarães tem uma forte tradição na camelofilia, e o evento é uma oportunidade única para fazer a sua divulgação.
O autarca considera que esta mostra confere a Guimarães “um papel importante na preservação da natureza e da biodiversidade”, lembrando o título de Capital Verde Europeia 2026.
As camélias são originárias do Leste Asiático, especialmente da China e do Japão, onde há séculos são cultivadas e admiradas pela sua elegância e simbolismo de perseverança e pureza. Introduzidas na Europa no século XVIII pelos navegadores portugueses e britânicos, rapidamente se tornaram populares nos jardins aristocráticos, especialmente em Portugal, França e Inglaterra.