“O seu nome será João”, é o tema da exposição patente no BragaParque até ao próximo dia 28. A mostra, a inaugurar na próxima quarta-feira, integra mais de 15 peças e representações do santo que empresta o seu nome a uma das maiores festas populares do país.
Desde a arte sacra à arte popular, as inúmeras as reproduções de um imaginário infantil do santo que, com o cordeiro e a cana, são as protagonistas desta mostra que reúne escultores, artistas e importantes instituições da cidade, celebrando, acima de tudo, o orgulho nesta tradição centenária que marca a agenda da cidade e da região norte.
“Desde o Museu Pio XII, o Tesouro-Museu da Sé de Braga, a Basílica dos Congregados, a Capela de S. João da Ponte e a Irmandade de Santa Cruz, até aos escultores e artistas Alberto Vieira, Conceição Sapateiro, Margarida Costa e Isabel Costa, esta é uma exposição transversal às instituições e cidadãos de Braga, que personifica a união sublime entre a cultura, a religião e o património popular desta nossa cidade minhota”, refere Rui Ferreira, presidente da Associação de Festas do São João de Braga.
O humor alia-se a um profundo respeito e conhecimento pela antiguidade e tradição que esta data transporta, resultando em esculturas e peças de artesanato em que a criatividade e mestria saltam à vista, por entre cores e pormenores numa autêntica viagem pela história e cultura bracarenses.
“Orgulhamo-nos de sermos uma instituição da cidade de Braga e de podermos participar de forma ativa nesta que é uma das maiores festas do ano. É uma grande honra receber esta exposição de arte e cultura, que vem homenagear as tradições da cidade e os próprios bracarenses, contribuindo assim para este grande evento que põe o nome da cidade na agenda cultural do país”, afirma Ana Rodrigues, responsável de Marketing do Braga Parque.
A inauguração da exposição terá lugar no Piso 2 do centro no próximo dia 14, às 11 horas, e conta com a presença dos seus responsáveis, representantes das instituições e autores das peças presentes na mostra.