Fafe prometeu empenhar-se na cooperação com a associação transfronteiriça Eixo Atlântico, que integra cidades do Norte de Portugal e da Galiza, da qual passou esta quinta-feira a ser membro formal.
Após a votação que formalizou a adesão de Fafe, o presidente do município sublinhou a importância de “integrar esta rede transfronteiriça unida por laços identitários de cultura e história, mas também muito fortalecida pelas relações económicas”.
Citado num comunicado enviado à Lusa, Antero Barbosa sinaliza que a integração de Fafe no Eixo Atlântico converge com a estratégia do actual mandato, “de aposta na promoção externa do concelho e no seu posicionamento internacional”.
O município assinala que, neste âmbito, se propõe aproveitar “parcerias institucionais e recurso a co-financiamento estatal, comunitário ou internacional”.
Dando corpo à parceria, Fafe participará nos XV Jogos do Eixo Atlântico, de 30 Junho a 5 Julho, com 76 jovens de clubes locais para competir nas modalidades de natação, andebol, basquetebol e futebol de 7.
Fafe também estará presente no Seminário de Intercâmbio de Experiências, no âmbito do turismo, nos dias 17 e 18 de Abril, que decorrerá em Vila Real.
Ainda este ano, o município participará na VIII Mostra Musical do Eixo Atlântico, de 13 e 14 de Abril, em Barcelos, com a presença de um solista da Academia de Música José Atalaya.