Faleceu Carlos Fontes, director dos Encontros da Imagem, faleceu esta sexta-feira de madrugada vítima de doença prolongada. A notícia chegou à comunicação social através da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas do Distrito de Braga, de que Carlos Fontes era cooperante.
Paulo Sousa que assina o voto de pesar da Comissão recorda Fontes pelo “enorme contributo para a valorização e divulgação da fotografia em Portugal”.
Na nota, a comissão destaca “A sua sensibilidade e capacidade de trabalho que permitiu que ao longo de décadas Braga se mantivesse como a referência nacional da fotografia, acolhendo, ano após ano, os mais prestigiados intérpretes, oriundos de todo o mundo”, lê-se na nota de pesar.
Comissão recorda o seu último esforço, já doente e no hospital, para que fosse possível viabilizar a exposição sobre minorias étnicas, perseguidas pelo Estado Novo, que vai estar patente, a partir de 5 de Setembro, na Biblioteca Municipal de Vila Verde.
Da autoria de José Firmino, a Exposição, propriedade dos Encontros de Imagem, retrata as comunidades ciganas, na década de 70, do século XX, fotografadas no interior do Alentejo e na Póvoa de Varzim.