Não, não é uma fake news, uma notícia falsa. É mesmo verdade que a Câmara Municipal de Famalicão abriu em cinco parques e jardins da cidade outros tantos hotéis para insectos, para assinalar, neste dia 22 de Maio, o Dia internacional da Biodiversidade. Para sábado, entram em cena os morcegos…
Os cinco hotéis estão instalados no Parque da Devesa, Parque da Juventude, Praça D. Maria II, Parque 1º de Maio e Parque de Sinçães. A intenção? “Promover o aparecimento de insectos benéficos em zonas urbanas e contribuir para a conservação da biodiversidade local”.
Lembrando que os insectos “são autênticos auxiliares amigos do jardineiro”, a Câmara famalicense explica que estes “insectos auxiliares” (bons) alimentam-se das pragas das culturas, combatem os insectos nocivos (maus) do jardins e hortas e protegem os vegetais sem prejudicar o ambiente. Exemplos? As joaninhas, as crisopas, as vespas parasitas, as borboletas, os escaravelhos…
E têm outra vantagem: a sua utilização na protecção das plantas constitui uma alternativa aos tratamentos químicos que põem em risco o equilíbrio do ecossistema.
NOITE DE MORCEGOS
Quando se fala em insectos, fala-se obrigatoriamente de morcegos. É o que vão fazer os Serviços Educativos do município no próximo sábado. Pelas 21h30, o Parque em Devesa mais uma noite em família, desta vez a ‘Noite dos Morcegos’.
O que vai acontecer? Bem, depois de uma pequena sessão teórica sobre a importância ecológica e diversidade de morcegos em Portugal, segue-se um passeio guiado pelo Parque da Devesa com o intuito de escutar e identificar as diferentes espécies, pela análise dos ultra-sons emitidos na ecolocação, com recurso ao microfone e software próprios para o efeito.
As inscrições para esta sessão, dirigida a famílias deve ser efectuado até à próxima quinta-feira através de email para parquedadevesa@famalicao.pt ou através do link //tinyurl.com/InscrFamiDevesa.
Fernando Gualtieri (CP 7889)