O Bloco de Esquerda de Famalicão apresentou uma proposta de requalificação do traçado da VIM (Via Intermunicipal) no trajeto que atravessa o concelho, uma vez que esta via é agora da responsabilidade dos municípios que atravessa.
Fonte do BE adiantou que a iniciativa ocorreu durante a discussão do Orçamento e Plano para 2016 e teve em conta a perigosidade da via e o seu estado de degradação, outros municípios avançaram já com uma requalificação que manifestamente melhora as condições da mesma.
“Apesar de ser em território famalicense que ocorrem mais acidentes e com maior gravidade, nomeadamente nos cruzamentos de Riba de Ave e Oliveira S. Maria, a Câmara Municipal de V. N. de Famalicão limita-se a pequenos arranjos no piso e na sinalética, que, passado pouco tempo voltam a estar degradados, como acontece de novo agora”, defende o partido.
Perante esta necessidade, o BE apresentou na última reunião da Assembleia Municipal uma moção a recomendar que a Câmara Municipal avance com as obras necessárias a garantir a segurança naquela via à semelhança dos municípios vizinhos.
“Curiosamente, a proposta foi chumbada pela direita maioritária na Assembleia, alegando serem suficientes os pequenos arranjos já efetuados”, sublinha.
PSD e CDS preferem que a Câmara – lamenta – “continue a esbanjar os recursos financeiros do município em visitas, propaganda e negociatas em vez de dar prioridade à segurança e a criar melhores condições de circulação na VIM e em muitas outras vias do nosso concelho que se encontram em mau estado”.
Luís Moreira