As relações políticas e culturais entre Portugal e Espanha no período de 1873 a 1926 serão o tema central de um novo Ciclo de Conferências no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão. O evento, composto por oito sessões mensais, contará com a presença de investigadores e académicos especializados na história das relações luso-espanholas.
As conferências realizam-se às sextas-feiras, pelas 19h00, no espaço dedicado à vida e obra do estadista Bernardino Machado. A entrada é gratuita, e os participantes terão direito a um certificado de presença.
O programa arranca já esta sexta-feira, 24 de Janeiro, com o historiador Sérgio Campos Matos a abordar o tema “Iberismos, hispanismos e fronteiras”. Em Fevereiro, no dia 21, Teresa Nunes apresenta “O zollverein ibérico na óptica de Ezequiel de Campos”, enquanto em Março, Norberto Ferreira da Cunha, coordenador científico do museu, fala sobre “O 5 de Outubro de 1910 na imprensa madrilena”.
As sessões seguintes incluem temas como “A Montanha e as relações luso-espanholas (1910-1926)”, por António José Queiroz (11 de Abril); “As relações entre a 1ª República e os Governos da Monarquia Espanhola (1911-1919)”, por Armando Malheiro (30 de Maio); e “Relações culturais com a Galiza e a Catalunha durante a I República”, por António Pires Ventura (20 de Junho).
Em Setembro, Miguel António Santos explora “As relações diplomáticas entre Portugal e Espanha perante a restauração Monárquica (1910-1919)”, e a última sessão, a 24 de Outubro, é protagonizada por Susana Relvas, com o tema “As relações culturais de António Sardinha com a Espanha”.
O ciclo, acreditado como Curso de Formação com 18 horas pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão, destina-se a professores do 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, sendo transversal a todos os grupos disciplinares.