A Câmara de Famalicão assinala o Dia Internacional dos Museus, que se celebra no dia 18 de Maio, com o tema ‘Museus para a igualdade: diversidade e inclusão’, com uma programação online a partir do facebook da Rede de Museus (@rededemuseusdevilanovadefamalicao).
São duas dezenas de actividades a decorrer a partir das diversas estruturas museológicas, entre 15 e 18, e que incluem por exemplo um debate, música, cinema, oficinas e visitas guiadas.
O programa fica marcado pelo debate promovido pela Rede de Museus de Famalicão em parceria com a Fundação de Serralves, logo a abrir o programa, na sexta-feira, dia 15, pelas 17h00, difundido através da plataforma online Zoom.
Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que decorrem da resolução da ONU, intitulada ‘Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável’ e que foi aprovada por unanimidade por 193 estados-membro dá o mote para o debate intitulado ‘Agenda 2030 e instituições culturais: diversidade e inclusão’.
Os convidados são Alexandra Serra, investigadora da FPCE–UP, António Gouveia, director do parque de Serralves e Ricardo Nicolau, adjunto do director do Museu de Arte Contemporânea de Serralves. A moderação cabe a Francisco Jorge, chefe da Divisão de Planeamento Estratégico, Economia e Internacionalização do município de Vila Nova de Famalicão.
A participação e acesso ao debate são gratuitos, no entanto, é obrigatório fazer a inscrição enviando um email para rededemuseus@famalicao.pt.
“Com esta iniciativa pretende-se incentivar um envolvimento mais ativo por parte das instituições culturais e contribuir para a promoção da adoção de valores, comportamentos e atitudes que, a nível local, procurem responder a problemas globais”, afirma a autarquia.
NOITE NO MUSEU
Para além do debate, destaque ainda para um conjunto de actividades como o concerto da fadista Madur ‘Vem de expresso’, no Museu Ferroviário, as oficinas da Casa de Camilo ‘Casa de Papel’, do Museu da Industria Têxtil ‘Estampar Emoções’ e da Fundação Cupertino de Miranda ‘Faz a tua exposição’.
Mas este ano há também novamente ‘Noite no Museu’ Bernardino Machado, com uma visita guiada pelo Palacete Barão da Trovisqueira, em directo.
As actividades do Museu Ferroviário contarão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Também a actividade ‘Musear por Vila Nova de Famalicão’ que decorre no dia 18, pelas 10h30 e pelas 15h30, e apresenta os doze museus da Rede, seguindo dois percursos, está disponível em inglês.
O programa completo está disponível no portal do município em www.famalicao.pt.