Júlio, um coleccionador obsessivo, torna-se suspeito ao analisar por horas infinitas os Museus de Famalicão e é detido tentando roubar o tríptico ‘A Vida’. Sob interrogatório, ele garante ter informações únicas sobre a autenticidade da obra. No entanto, no decorrer das investigações, descobre-se que as informações que ele possui estão encriptadas! Fechados numa sala em grupos de 2 a 5 pessoas, os participantes têm 40 minutos para resolver os enigmas e descobrir o que o coleccionador esconde.
É este o desafio do escape room ‘Delírios de um Coleccionador’, que vai ficar instalado junto à Central de Camionagem e está disponível a partir do próximo dia 22 marcando em Famalicão as comemorações do Dia Internacional dos Museus, este ano organizadas sob a égide do 10.º Aniversário da Rede de Museus de Famalicão.
A partir de dia 18, Dia Internacional dos Museus, e até dia 22, a festa é constante nas 11 unidades museológicas de Famalicão. Com uma programação ecléctica, inspirada pelo tema ‘O poder dos museus’, destaca-se ainda a organização de ‘Há Noite no Museu’, no Museu Bernardino Machado, no dia 18 a partir das 23h00, que inclui a apresentação do espectáculo multimédia Sons do Património, do artista St. James Park.
Durante as comemorações, o público escolar é contemplado com oficinas de trabalhos manuais e visitas guiadas na Fundação Castro Alves, em Bairro, no Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, em Famalicão, e na Fundação Cupertino de Miranda, esta última em parceria com o Parque da Devesa, no âmbito do projecto ‘Encontros Arte e Natureza – Frottage’.
Ainda no dia 18, a Fundação Cupertino de Miranda promove, a partir das 14h30, a formação ‘Curadoria e conservação preventiva’, certificada para professores, e com inscrição obrigatória até ao dia 13, através do endereço: museu@fcm.org.pt.
Também destinado ao público infanto-juvenil, mas desta vez aberto à comunidade, o Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado recebe o teatro de fantoches ‘As voltas que o mundo dá’ com sessões nos dias 18 (10h30 e 14h00) e 22 (15h30).
No que refere ao fim-de-semana, a programação convida para a inauguração da exposição ‘Fragmento e Movimento do Tempo’, de Adriana Henriques, no Museu Nacional Ferroviário no sábado, 21, às 15h00, para o espectáculo de dança ‘A Dançar com as Máquinas’ no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave no domingo, 22, às 15h00, bem como para visitas orientadas, que mostram os diferentes Museus de Famalicão sobre várias perspectivas.
No dia 21, o Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, em Calendário, recebe a conferência ‘O papel do Museu da Indústria Têxtil na comunidade e no território’, com a presença de José Manuel Lopes Cordeiro, director científico da unidade museológica e início pelas 15h00.
Já o Museu da Guerra Colonial propõe uma visita orientada subordinada ao tema ‘O papel da Mulher na Guerra Colonial e nos tempos actuais’ no domingo, 22, pela mesma hora, enquanto o Museu da Confraria de Nossa Senhora do Carmo de Lemenhe abre as portas no mesmo dia, a partir das 10h00, para falar sobre ‘Nossa Senhora do Carmo: símbolos e significados’.
Durante os cinco dias de programação dedicada ao Dia Internacional dos Museus, os museus estão abertos das 10h00 às 17h00, de quarta a sexta-feira, e das 10h00 às 12h30 e 14h30 às 17h30, ao sábado e domingo.
A participação no Escape Room é gratuita, com obrigatoriedade de reserva aqui.
A programação completa do DIM2022 está disponível na página: www.famalicao.pt.