O município de Vila Nova de Famalicão faz agora parte da rede internacional de cidades Mayors for Peace (Presidentes de Câmara pela Paz) – uma organização não-governamental (ONG) criada em 1982 pelas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, na sequência do bombardeamento atómico de 1945, anunciou esta terça-feira a autarquia.
Famalicão junta-se assim aos 8 403 municípios – de 166 países -, que fazem parte da ONG e que querem promover a paz mundial, a construção de uma sociedade inclusiva, justa e pacífica e ajudar a abolir as armas nucleares.
A adesão à rede Mayors for Peace foi desencadeada pela Câmara Municipal de Évora, líder da rede em Portugal, que convidou a autarquia famalicense a aliar-se às 53 cidades portuguesas que compõem a rede.
“Ao fazer parte da ONG, a organização vai fornecer a Famalicão diversas actividades, como a distribuição e cultivo de sementes de árvores que sobreviveram à bomba atómica, o concurso de arte para crianças, ‘Cidade Pacíficas’, entre os 6 e os 15 aos de idade, a exibição de cartazes sobre o Bombardeamento Atómico e testemunhos de Hibakusha online”, avança a autarquia.
Note-se que a rede internacional pretende promover a abolição das armas nucleares e contribuir para a instauração de uma paz mundial duradoura. A ONG visa ainda destacar a importância da paz e a eliminação da ameaça nuclear.