‘Relações Luso-Espanholas nos séculos XIX e XX’ é o tema da a ser conferência promovida pelo Museu Bernardino Machado, em Famalicão, no próximo dia 20, a partir das 09h30. A iniciativa está certificada como Acção de Curta Duração para professores.
A conferência, dividida em sete palestras protagonizadas por académicos e investigadores nacionais e internacionais, realiza-se na sala Júlio Machado Vaz, e tem entrada livre.
A conferência surge como um ‘preâmbulo’ à problemática que o Museu Bernardino Machado elegeu para o Ciclo de Conferências e do Colóquio de Outono, previstos para 2025. A iniciativa está certificada como Acção de Curta Duração para professores, que devem efectuar a devida inscrição no Centro de Formação localizado na Escola Secundária Camilo Castelo Branco.
OBJECTIVOS
Os objectivos desta jornada preambular são simples: por um lado, proporcionar aos que a ela assistem a oportunidade de se confrontarem, em tempo curto (um dia), com a apresentação e interpretação poliédricas das relações entre dois países vizinhos (irmanados, a vários títulos, por vínculos étnicos, linguísticos, históricos, culturais, etc.).
Simultaneamente, pretende despertar (ou constatar) problemas para os quais vale a pena procurar e pensar respostas, na medida em que ambos podem ser contributos valiosos para o nosso bem-estar comum e recíproco; por outro lado, convocar para uma reflexão conjunta, questões de actualidade pertinente e de mais vasta amplitude como: a questão da alteridade num mesmo ‘chão comum’ (a Hispânia).
As relações de vizinhança e os seus possíveis ‘modi operand’; os problemas da sociabilidade (num mundo de desenfreado egoísmo); e a historicidade e porosidade das fronteiras (às quais se contrapõe o cosmopolitismo exigido pela humanização e pela razão, quer comunicacional quer instrumental), são outras questões.
TEMAS
Os temas seguintes são: ‘Portugal e a composição ibérica (1898-1923): Galiza e Catalunha’, por Ramón Villares (Universidade de Santiago Compostela); ‘As relações luso-espanholas na segunda metade de Oitocentos: aproximações e afastamentos’, por Conceição Meireles Pereira (Faculdade de Letras da Universidade do Porto); ‘O franquismo depois de Franco e a transição: reflexões sobre o pensamento de Gonzalo Fernandez de la Mora’, por Luís Bigotte Chorão (CEIS20 – Universidade de Coimbra); ‘O hispano-americanismo no alvor do século XX – Angel Ganivet e Fidelino de Figueiredo’, por Sérgio Campos Matos (Universidade de Lisboa); ‘Esquerdas republicanas: solidariedade e ambiguidades nas relações entre republicanos portugueses e espanhóis durante os anos 30’, por Cristina Clímaco (Universidade de Paris 8); ‘Fernando Pessoa no cenário ibérico’, por Antonio Saenz Delgado (Universidade de Évora); e ‘O Regicídio (1908) na imprensa madrilena’, por Norberto Cunha (Universidade do Minho).
Mais informações no site da autarquia – www.famalicao.pt