Telmo Correia questionou o ministro da Administração Interna sobre a falta de condições na esquadra da PSP de Famalicão.
Telmo Correia, deputado eleito pelo círculo de Braga, questiona Eduardo Cabrita sobre a realização “urgente” de obras de reparação e conservação na esquadra e quando é que essas obras vão ter início e quando é que serão concluídas.
O deputado do CDS pergunta depois que solução tem a tutela prevista para a reafectação do efectivo da PSP de Famalicão, durante o período de realização das obras, e que garantia dá o ministro aos famalicenses de que o nível de segurança não diminuirá, durante o período de realização das obras.
“É urgente a realização de obras na esquadra de Famalicão, uma vez que as condições de funcionamento deste equipamento não apenas envergonham quem lá trabalha, como também deslustram as respectivas funções e, além disso, causam verdadeira apreensão a quem se vê forçado a recorrer aos préstimos da PSP de Famalicão”, afirma.
Telmo Correia refere que notícias recentes dão conta das “condições deploráveis” de conservação da esquadra: “chove na zona de atendimento dos utentes, há baldes espalhados pelo chão a aparar as pingas de água que caem do tecto e, quando chove mais, as infiltrações nas juntas de dilatação da fachada e das paredes exteriores do edifício fazem com que a água se acumule e escorra pelas paredes, acumulando-se no chão”.
No requerimento ao ministério entregue na Assembleia da República, deputado centrista diz que sempre que questiona o titular da pasta sobre quais são as esquadras e postos em que tenciona fazer obras, em cada ano, “nunca” conseguiu mais do que a leitura de uma lista com as obras alegadamente projectadas, sem qualquer garantia de que fosse a lista completa de obras a realizar, sem indicação de datas de início, de prazos de conclusão ou do escalonamento dos custos”.