Chega esta terça-feira ao final da tarde a Vila Verde uma família de refugiados vindos da Síria e que vai ser instalada numa casa preparada e mobilada pela comunidade académica do Colégio Luso Internacional de Braga, o CLIB.
A chegada desta família à região resulta de um protocolo que o Colégio com a Plataforma de Apoio aos Refugiados, PAR.
Vindos da Síria, estiveram algum tempo num campo de refugiados na Grécia, chegam esta terça-feira a Lisboa e são recebidos no aeroporto por representantes do CLIB, viajando posteriormente para Braga.
Ainda no âmbito do protocolo com a PAR, o CLIB tem já outra casa preparada para acolher mais uma família.
Com o objectivo de acolher em boas condições esta família, os alunos do Colégio organizaram já várias actividades e recolhas de fundos, procurando assegurar, pelo menos nos primeiros tempos, a alimentação, assim como possíveis cuidados de saúde e educação para os vários elementos do grupo.
Helena Pina-Vaz, directora do CLIB, considera que “este é um momento muito importante para o Colégio porque representa o culminar de um trabalho que envolveu toda a comunidade escolar e que permitirá agora o apoio a uma família que se viu forçada a deixar a sua casa”.
A directora do Colégio salientou ainda a forma “como todos, alunos, pais e colaboradores quiseram contribuir para esta iniciativa e se empenharam para receber bem este grupo e garantir que se sintam bem acolhidos e integrados num local novo e diferente”.