A farmácia Sousa Gomes (Braga) e A Minha Farmácia (Barcelos) são as farmácias do distrito de Braga, entre as 230 de todo o continente, que aderiram à 10.ª Jornada de Recolha de Medicamentos, que decorre este sábado entre as 09 e as 19 horas.
Cada farmácia reúne medicamentos para entregar a uma determinada instituição, que, por norma, está localizada no mesmo distrito. Assim que as pessoas entram no espaço, é divulgada qual a Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS) que vai ser beneficiária e é partilhada uma lista dos medicamentos mais necessários à instituição.
No total, existe uma lista de uma centena IPSS beneficiárias, que acabam por actuar em segmentos muito diversos, entra elas a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental ou a Comunidade Vida e Paz.
A ideia das Jornadas de Recolha de Medicamentos surgiu em 2009 de um grupo de estudantes de farmácia que sentiu a necessidade de diminuir a carência de medicamentos nas IPSS.
No primeiro ano, conseguiram que a iniciativa tivesse a colaboração de 39 farmácias, que reuniram, no total, 4 mil embalagens. No ano passado, já existia uma rede de 222 farmácias e 14 mil medicamentos foram entregues a IPSS. Ao longo destes 10 anos, foram recolhidos 82 mil medicamentos.
FG (CP 1200)