A Feira do Livro de Amares, que integra a IX Mostra Pedagógica e a Semana Interconcelhia da Leitura, abriu as portas esta segunda-feira, na Galeria de Artes e Ofícios, na Praça do Comércio, tendo a promoção dos hábitos de leitura na população, nomeadamente nos mais jovens, como “principal desiderato”, segundo o director do Agrupamento de Escolas de Amares, Pedro Cerqueira.
“Há um trabalho contínuo da escola de dotar os alunos de competências leitoras, muito mais do que saber ler ou saber escrever, para que possam ser cidadãos esclarecidos e compreendam o Mundo em que se enquadram”, frisou.
Para o presidente da Câmara, Manuel Moreira, este é “mais um evento de grande referência” no concelho de Amares, assumindo-se como “um marco” no que à cultura diz respeito.
“Espero que a população de Amares perceba que este evento é muito importante e passem pela Galeria de Artes e Ofícios para contactar com os livros e, se possível, comprarem”, apelou o autarca, considerando que “a relação com os livros está-se a perder, muito por culpa das novas tecnologias”.
A abertura oficial integrou um momento musical da AECA – Associação Educação Cultura e Artes e a participação da Oficina de Leitura LER+ESA, que fez a sua primeira aparição em público.
Ainda esta segunda-feira, as 14 horas, actua a EscolaABombar, seguindo-se uma iniciativa com a contadora de histórias Bru Junça.
Às 16h30 será apresentado o livro ‘Poder pintar o Céu II’, um livro de poesia publicado no âmbito da Mostra Pedagógica do 1º ciclo/pré-escolar e feita a entrega dos prémios do Concurso Literário Sá de Miranda.
O encontro com o escritor Pedro Chagas Freitas, um dos principais destaques do programa desta edição da Feira do Livro, está agendado para a próxima sexta-feira, às 21h30.
O evento decorre até sábado.
Ricardo Reis Costa (CP 10478)