Arranca esta sexta-feira a Feira do Livro de Braga com uma programação cultural dirigida a todas as idades que promete transformar a avenida central num centro de cultura.
A cumprir um quarto de século, a feira reúne, até ao próximo dia 17 mais, de 58 stands de editores e livreiros, alfarrabistas, um espaço fórum cultural, uma área infanto-juvenil, um palco para grandes espectáculos, cinco exposições, e a presença de centenas autores e criadores: escritores, poetas, mediadores culturais, jornalistas, editores, bibliotecários, especialistas em literatura, ilustradores e designers, actores e músicos e um amplo e ecléctico programa de animação cultural em todo o recinto.
O espaço Fórum da Feira do Livro de Braga conta com apresentações de livros, debates, tertúlias, conversas, recitais, oficinas, sessões de autógrafos e outras manifestações culturais de incentivo à leitura onde se destacam grandes nomes da língua portuguesa como: Manuel Alegre, Pedro Chagas Freitas, Ana Margarida de Carvalho, Maria João Lopo de Carvalho, Gonçalo Cadilhe, Nuno Camarneiro, Inês Pedrosa, João Pedro Mésseder, António Mota, Pedro Seromenho, Abel Neves, entre outros.
Homenagem a Saramago
Esta edição presta especial homenagem a José Saramago com a apresentação de duas exposições: “A Maior Flor do Mundo”, com ilustrações de André Letria, pela Fundação José Saramago, que estará patente no Museu Nogueira da Silva e “Mal Branco”, de João Francisco Vilhena, que incide sobre a obra “Ensaio sobre a Cegueira” e é constituída por imagens, palavras e sons, utilizando o espaço como uma experiência sensorial para o visitante experimentar na Casa dos Crivos.
Também, o escritor e ilustrador Afonso Cruz marca presença no Theatro Circo com a exposição “Escritores”, com trabalhos de ilustração sobre escritores de várias gerações, desde o Renascimento à contemporaneidade.
A exposição bibliográfica “As Palavras São Todo o Oiro da Terra” sobre o poeta e ficcionista Vergílio Alberto Vieira estará patente na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
A 1 de Julho, às 21h30, no Theatro Circo, realizar-se a Entrega do XXI Grande Prémio de Literatura DST, um dos galardões nacionais mais prestigiado. Manuel Alegre foi o grande vencedor desta edição com a obra Bairro Ocidental.
O espaço infanto-juvenil associa-se à Biblioteca de Jardim da Avenida Central e propõe aos leitores mais jovens uma programação diária intensa em oficinas de ilustração, workshops de construção de livros e artes visuais, leituras de contos, marionetas, histórias musicadas, jogos e ainda o contacto com as novas tecnologias.
Os concertos da Feira do Livro trazem momentos mais frescos e descontraídos a este encontro literário e destacam-se no programa o projecto harmonioso Espírito Nativo, levando-nos numa viagem que atravessa a Argentina, o Chile, o Perú, a Venezuela, o México e Cuba.
A edição de 2016 conta ainda com Aldina Duarte, Mikkel Solnado, Samuel Úria, culminando a 17 de Julho o fascínio do humorista Bruno Nogueira e Manuela Azevedo, no espectáculo “Deixem o Pimpa em Paz”.