“Foi uma aposta ganha. Vila Verde afirmou-se, definitivamente, como ‘capital dos pequenos frutos’, quer pela maior área plantada existente no país, quer pelo número de produtores”. É com entusiasmo que o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, faz o balanço da 1ª Feira Nacional de Pequenos Frutos/Vila Verde 2016, que decorreu este fim-de-semana.
Durante três dias, Vila Verde mostrou “a capacidade de produção de pequenos frutos, as dinâmicas financeiras que a área gera e, sobretudo, a variedade de produtos associados aos frutos vermelhos, pequenos frutos e outros”. António Vilela diz-se “surpreendido com a capacidade dos produtores em inovar e em gerar dinâmicas muito atractivas em torno da produção agrícola”.
Para além de assinalar “a visita de muita gente à feira”, o edil de Vila Verde vinca que “o certame veio trazer uma dinâmica nova, mais alargada, mais positiva e mais forte à Rota das Colheitas. Foi excelente”.
Certame regressa em Julho de 2017
Posto isto, a autarquia já pensa no certame de 2017. «É para continuar, alargar e melhorar», revela António Vilela. A própria data “será alterada. Vamos realizar sempre em meados de Julho”.
O certame encerrou na tarde/noite do feriado nacional, segunda-feira (15 de Agosto), com folclore. Participaram os grupos de Prado S. Miguel e do Vale do Homem.
CMS (CP 3022)