Ainda antes do arranque oficial das Feiras Novas, a animação na vila limiana começa na noite da próxima quarta-feira (dia 7) com o Encontro Concelhio de Concertinas, no Largo de Camões, após a arruada pela alameda de S. João a partir das 21h30. De acordo com a organização esperam-se mais de quatro centenas de tocadores de concertina.
Às 22 horas realiza-se a abertura solene das Feiras Novas com o espetáculo Canto Tradicional, também no Largo de Camões, seguindo-se às 22h30 a inauguração da iluminação das ruas.
O dia de quinta-feira, começa às 18 horas com a apresentação e lançamento do livro ‘Raça Bovina Minhota’, que tem lugar no edifício da Clara Penha- Casa dos Sabores. Esta noite conta ainda com atuação da Banda de Estorãos no Largo de Camões.
No dia da abertura oficial, sexta-feira (dia 9) a partir das 21h30, o Largo da Lapa, recebe mais uma vez o fado de Coimbra com o grupo Fado ao Centro. Ainda no Largo da Lapa, a partir das 22 horas, pode-se assistir a um concerto de Tunas. Seguem- se as actuações das bandas de música de Moreira do Lima e de Rio Mau, Penafiel.
No Parque de S. João – Expolima, à mesma hora, continua a reinar a música popular com os Cantares ao Desafio – Zé Cachadinha e os seus amigos animam a festa.
Concurso pecuário e animação
No sábado, a festa começa muito cedo no picadeiro da Expolima, com o Concurso Pecuário, a tradicional feira do gado, verdadeira mostra do mundo rural. Actua neste recinto o grupo de música popular da Feitosa.
Pelas 08h30, no Largo de Camões, inicia-se o dia com a boa disposição dos gigantones e cabeçudos, e como não podia faltar, muita música popular à mistura, com a presença do grupo de Zés Pereiras e gaiteiros. Atuam ainda durante todo dia e noite várias bandas de música, como o grupo de cultura Musical de Ponte de Lima, Banda Musical de Melres de Gondomar, ‘Amigos d’Areia’ de Darque, grupo de Bombos Santiago de Poiares, Bombos de São Marçal, Bombos de Santo André, Voluntários de Baião, ‘Unidos da Paródia’, ‘Amigos da Farra’ e ‘Amigos da Borga’.
Pelas 12 horas, no Largo de Camões, realiza-se o tradicional cortejo dos participantes do Concurso Pecuário ao toque do ribombar de Zés Pereira e Gigantones
Cortejo etnográfico ‘presidencial’
O Cortejo Etnográfico, este ano com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, é este um dos principais momentos dos usos, costumes e tradições, que as Feiras Novas preservam. Na Expolima decorre ao longo da tarde a Corrida de Garranos, raça típica da região, são também tradição na festa.
A noite de sábado é a noite mais longa, vive-se a maior concentração de concertinas, e às 00h30 correm todos ao areal comtemplar a tradicional sessão de fogo-de- artifício que chama anualmente a atenção de milhares de pessoas.
No segundo dia de feira franca, no domingo, soam no Largo de Camões os Zés Pereiras e gaiteiros e desfilam os gigantones e cabeçudos. Juntam-se também durante todo o dia e noite, as Bandas de música de Baltar e Vilela e a Banda de Gaitas São Tiago de Cardielos, de Viana do Castelo.
Tourada
No domingo, pelas 18 horas, na Expolima, os amantes da festa brava pode presenciar uma tourada com a presença de ilustres nesta área: Rui Salvador, Sónia Matias e Miguel Moura Juntam-se ainda os forcados de Évora e Portalegre e a Ganadaria Cary, um espetáculo abrilhantado pela Banda de Música de Ponte de Lima.
Pelas 21h30, realiza-se o Festival de Folclore pelos grupos de folclore do concelho, em dois palcos, instalados na Expolima e no Largo da Lapa, no domingo a partir das 21.30 horas.
O fogo entre pontes, a partir da 00h30, encerra mais uma noite das Feiras Novas.
Procissão
A segunda-feira, dia dedicado às celebrações religiosas em honra de Nª Srª das Dores, começa com uma missa solene, seguida da procissão que percorre as principais ruas do centro histórico, a partir das 16h30.
As bandas de música despedem-se das Feiras Novas, no Largo de Camões, às 19h00. A noite de segunda-feira conta com Orquestra Panorama que encerra.