“Querem-nos fazer o cerco e, neste caso, eléctrico”. É a reacção do vereador do Chega na câmara municipal de Vila Verde, Fernando Feitor, que, a propósito da projectada linha de muito alta tensão projectada para a zona alta da Ribeira do Neiva, diz que “a Câmara Municipal deve junto da União de freguesias da Ribeira do Neiva mobilizar-se contra esta agressão”.
Na óptica de Feitor, a passagem da linha nada ajudará “à promoção, valorização e dinamização da actividade turística”, considerando “um factor essencial para economia local, um pilar essencial para a capacitação dos agentes turísticos, públicos ou privados, para acrescentar valor ao tecido empresarial do sector do turismo”.
“ABUSO ASQUEROSO”
Critica, por isso, “a insistência da REN em usar e abusar uma vez mais dessa área geográfica do nosso concelho, quando essa União de Freguesias oferecia e ainda oferece as mais belas paisagens do concelho a quem a vista”.
Feitor refere mesmo que “como não houve contestação pela anterior instalação da linha de muita alta tensão, esses Senhores, infelizmente, fazem agora do nosso território o que bem entenderem, e nós não podemos aceitar que continuem a fazer dessa localidade o seu quintal, ‘armazém ou deposito de lixo’”.
Vinca que “estamos a falar de um problema que afecta muito em termos paisagísticos e que provocará problemas graves a nível da saúde aos residentes. Repito: Isto é um abuso asqueroso”.