Depois de um Verão fora de época, o tempo parece ‘voltar aos eixos’ com o regresso da chuva e de uma descida da temperatura que, em algumas zonas do país, pode chegar aos 12 graus
A mudança no estado do tempo, prevista para esta sexta-feira, deve-se à aproximação de uma frente frontal fria vinda do Atlântico e de duas depressões. A primeira começa a entrar no Continente pelo Norte já esta sexta de manhã e estende-se a todo o país até ao fim-de-semana, com vento forte associado.
Domingo, a primeira depressão, centrada na zona do Minho/Galiza, deve causar as chuvas mais intensas e abundantes, que se estenderão de Norte para Sul.
Há, então, a possibilidade de se formar um ‘rio Atlântico’, um ‘rio atmosférico’, um fenómeno em que chove muito, durante pouco tempo, no mesmo local, causando inundações — que afecte partes de Portugal e Espanha.
“[este fenómeno] dá origem a situações em que há muita humidade disponível. E se começar a chover, chove bastante”, afirmou Paula Leitão, do Instituto do Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à SIC Notícias.
Os Açores já estão sob alerta por causa do mesmo fenómeno que se encaminha para o continente
E é pelo litoral que a chuva vai fazer a sua aparição.
“Esta chuva pode ser forte e acompanhada de trovoada na região do litoral norte e centro e principalmente em zonas de serra, mas no interior só começa no meio e final da tarde”, disse Paula Leitão.
Ainda assim, o risco de incêndio vai continuar alto no Interior, mas deve baixar durante o fim-de-semana à medida que a chuva aparecer. O tempo instável vai manter-se e até piorar de sábado e domingo.
As previsões de tempo instável vão prolongar-se durante a próxima semana.