Cerca de 200 crianças, referenciadas pelos Agrupamentos de Escolas e Juntas de Freguesia do Concelho de Braga e com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos, estão a participar no programa “Férias Fantásticas”, promovido pelo Município. Esta iniciativa conta com 30 monitores e está dividida em três turnos.
O dia foi pautado pela visita ao Quartel dos Bombeiros Sapadores onde se realizaram várias actividades, nas quais as crianças tiveram a oportunidade de conviver de perto com os “Soldados da Paz” e conhecer as suas tarefas e rotinas diárias. Procedimentos de suporte básico de vida, deslizar no “slide” ou subir na auto-escada dos Bombeiros foram algumas das ocupações.
Uma visita que contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara de Braga, Firmino Marques, que lembrou que este programa potencia a inclusão social, bem como a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população mais vulnerável.
“Esta é uma forma muito positiva de promover a coesão e o desenvolvimento social através da articulação com os vários parceiros locais. Estas crianças estão a ter a oportunidade de conhecer todo o Concelho e diversas instituições, algo que de outra forma não seria possível”, referiu o autarca, enaltecendo o “trabalho e o empenho” dos voluntários que tornam possível a realização de mais uma edição das “Férias Fantásticas”.
Redacção