O Presidente da Assembleia da República marcou para quarta-feira uma reunião de líderes parlamentares, para discutir o pedido do PSD de reunir no Parlamento devido ao caso de Tancos.
Depois de o PSD ter pedido a Eduardo Ferro Rodrigues uma reunião urgente no Parlamento por causa do caso de Tancos, o Presidente da Assembleia da República decidiu marcar uma conferência de líderes para 2 de Outubro. Na agenda da reunião está a “apreciação do requerimento apresentado pelo grupo parlamentar do PSD”, avança o Público.
A conferência servirá então para decidir se se vai marcar uma comissão permanente extraordinária, que funciona mesmo quando os trabalhos no Parlamento estão suspensos. O PS mostrou-se esta segunda-feira contra o pedido do PSD.
“O Grupo Parlamentar do Partido Socialista, respeitando o que tem sido a prática constitucional dos últimos 40 anos, entende que a Comissão Permanente e a Assembleia da República não devem ser instrumentalizadas em pleno período de campanha eleitoral, a menos de uma semana da data da ida às urnas”, lê-se na nota enviada às redacções.
“Ainda menos se afigura razoável o pedido formulado pelo PSD, tendo em conta que assenta em insinuações e suposições e que procura misturar a esfera política e a judicial de forma pouco respeitadora do princípio da separação de poderes”, continuou ainda o PS.
Mesmo assim, o grupo parlamentar reitera que vai respeitar a decisão de Ferro Rodrigues, adiantando que será na Conferência de Líderes que transmitirão a posição sobre o requerimento apresentado pelo PSD. Conclui dizendo que não é “com convocatórias em cima da hora e ao arrepio do que são as práticas estabilizadas que se dignifica o debate e o escrutínio parlamentar”.