Foram mais de 700 mil pessoas, oriundas de diferentes países, para participar na Festa das Cruzes nos doze dias que encheram Barcelos de cor, alegria e boa disposição com um programa bem preenchido de concertos, bombos, folclore e pirotecnia. A Batalha das Flores, o concerto da fadista Ana Moura e a Procissão da Invenção da Santa Cruz foram os pontos altos.
A Festa das Cruzes atrai, todos os anos, milhares de pessoas a Barcelos mas “este ano bateu todos os recordes”, afirma Miguel Costa Gomes. O presidente da Câmara de Barcelos faz um balanço positivo desta edição e salienta que “a Festa das Cruzes 2016 vai ficar gravada na memória de todos aqueles que visitaram Barcelos e que nela participaram”.
“O sucesso é o reflexo do trabalho que este executivo tem vindo a fazer na consolidação de uma aliança perfeita e equilibrada entre as suas raízes religiosas e populares, sagradas e profanas, e constitui já um marco de referência nas tradições culturais, regionais e nacionais”, salienta.
Em termos de hotelaria e turismo no espaço rural, as unidades de alojamento de todo o concelho registaram entre 23 de Abril e esta terça-feira uma média de ocupação na ordem dos 100 %, havendo ainda registo de taxas de ocupação acima da média em concelhos vizinhos em virtude do evento.
A afluência de público também foi visível, adianta a organização, nos espaços de amostragem da autarquia no centro da cidade, como foi o caso do Posto de Turismo e Torre Medieval, que em conjunto receberam mais de 10 mil visitantes no mesmo período, números que relativamente a igual período de 2015 mostram um evolução na ordem dos 30%.
FG (CP 1200)