Com o início da Festa das Cruzes agendado para esta sexta-feira, Barcelos preparou um conjunto de exposições para dar a conhecer um pouco da história, arte e religiosidade do concelho.
Começando pela história, o município de Barcelos e a Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz decidiram comemorar de forma especial este regresso às festas presenciais com a realização de uma exposição dedicada a parte do espólio do templo do Senhor da Cruz.
‘Ouro e Prata na Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz’ é o tema da exposição que abre ao público na sexta-feira, às 16h00, na Sala Gótica dos Paços do Concelho, e está patente até ao dia 29 de Maio.
Juntando arte e religiosidade, a exposição itinerante ‘Camiños. O camiño e as artes’ é inaugurada no dia 2 de Maio, às 17h30, na Galeria Municipal de Arte, e é uma homenagem à arte no Caminho de Santiago. Conta com trabalhos de 36 artistas, desde esculturas, poesia, obras musicais, dança, fotografia, pintura, ilustração e artesanato.
O Caminho de Santiago foi e continua a ser um espaço propício ao desenvolvimento das artes, um verdadeiro expoente de cultura. Esta mostra pode ser visitada até 18 de Junho.
A exposição de ilustração ‘Raimundo Canta Barcelos’ de Joana Luísa Matos e Susana Lima pode ser visitada a partir desta quinta-feira até 31 de Maio, na Biblioteca Municipal, e pertence a uma colecção que, em verso, faz uma viagem pela história de Barcelos, constituindo-se como um recurso educativo de destaque, ao apresentar-se como uma ferramenta facilitadora da promoção da leitura e cuja exploração permite conhecer melhor a cultura barcelense.
A visita permite ainda usufruir de um jogo interactivo, onde um pequeno robot vai explorar as histórias contadas pelo Raimundo, e de sessões de contos contadas por Rui Ramos, nos dias 11 e 23 de Maio.
Já disponível ao público está a exposição ‘O mundo colorido de Mina Gallos’, na Torre Medieval de Barcelos pode ser visitada até 5 de Junho. A mostra apresenta uma vasta colecção de peças que se diferenciam pela cor e alegria, criatividade e imaginação. As peças ostentam a etiqueta de Figurado de Barcelos certificado, conferindo-lhe uma mais-valia que garante a qualidade e autenticidade.