É já esta sexta-feira que a primeira edição o ‘Cantos de Camilo’ se estreia na União das Freguesias de Seide, em Famalicão, um festival que cruza o universo literário de Camilo Castelo Branco com actuações musicais protagonizadas por artistas famalicenses.
“Este é um festival dos famalicenses para os famalicenses”, descreve André Silvestre, director artístico do The Village, entidade organizadora do Festival Cantos de Camilo.
O festival pretende “cruzar o melhor de dois mundos”: homenagear a obra literária de Camilo Castelo Branco, a propósito do bicentenário do nascimento do autor, e dar oportunidade aos artistas famalicenses para aturem no concelho, principalmente em Seide e na Casa-Museu de Camilo, admite André Silvestre.
Neste evento, todos parecem ganhar. Os artistas “vão ter palco para se mostrarem aos famalicenses” e os espectadores poderão “cruzar a música com a literatura” num “espaço agradável”.
A descentralização da cultura é também um objectivo do festival. “Estamos a retirar as pessoas do centro e a levá-las para conhecerem uma nova freguesia, a Casa-Museu de Camilo e a literatura [do escritor]”, nota o director artístico.
Por sua vez, o festival é também “uma forma de trabalhar a visibilidade dos projectos que temos em Famalicão e é uma óptima oportunidade para o público ver um conjunto de músicos que não poderia ver de forma tão condensável”, acrescenta.
De acordo com André Silvestre, a programação é muito diversificada em termos de estilos musicais. “O primeiro dia é mais orientado para um estilo clássico, o segundo para o folk e o tradicional, e o terceiro centra-se no pop, rock e na música experimental”. Enquanto a sexta-feira se vai desenrolar no Centro de Estudos Camilianos, os últimos dias, organizados em formato sunset, vão acontecer na Casa-Museu Camilo.
Com o festival, “queremos que as pessoas venham conhecer aquilo que de melhor se faz por cá, queremos que desfrutem de boa música e que conheçam a obra de Camilo Castelo Branco” – que é também “uma forma de apoiar a arte da nossa cidade”, remata André Silvestre.
PROGRAMA
Esta sexta-feira, pelas 21h30, é o grupo ‘Ibertrio0 a inaugurar o festival, seguindo-se a dupla ‘Duo Apassionato’, pelas 22h15.
No dia seguinte, a Casa-Museu de Camilo preenche-se com as actuações de Sandy Kilpatrick, Matilde Batista e de Sofia Machado, às 17h30, 18h30 e 19h15, respectivamente.
Inês Silva, Maria Gil e os The Cityzens são os artistas que vão animar o domingo, último dia do festival. O primeiro concerto começa às 17h30 e o segundo está marcado para as 18h30. O terceiro momento musical começa às 19h15.
O Festival Cantos de Camilo é organizado pelo The Village, uma equipa de produção musical, situada em Famalicão, e conta com o apoio da Câmara Municipal.
«