A Praça do Comércio, em Ferreiros, recebe, entre esta quinta-feira e domingo, a 15.ª edição do Festival da Cerveja e da Francesinha, que pretende sobretudo dar as boas-vindas aos emigrantes e este ano tem um ‘kit’ de louça própria como novidade.
Tal como no ano passado, o evento vai contar com as francesinhas da Bom Doce e da Tasquinha Tomada’s, havendo em paralelo um programa de animação que se estende ao longo dos vários dias.
“Este é uma iniciativa de grande importância, que está muito ligada à chegada dos nossos emigrantes, além de ter muito peso na nossa economia e na dinâmica do nosso concelho”, explicou o presidente da Câmara, Manuel Moreira.
Na conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu esta segunda-feira, o autarca disse que seria “um bom indicador” conseguir a presença de duas mil pessoas ao longo dos quatro dias.
LOUÇA PRÓPRIA
O autarca de Prozelo, Ferreiros e Besteiros, Paulo Gomes, assegura que o evento tem também preocupações ambientais, pelo que a organização acabou com os pratos e talheres de plástico, apostando num ‘kit’ de louça personalizada.
“Penso que essa novidade será uma mais-valia. Teremos um programa para ir ao encontro de todos os gostos: os residentes, quem nos visita e os nossos emigrantes, porque esta acaba por ser também uma festa do emigrante”, vincou.
PROGRAMAÇÃO
No primeiro dia, actua o grupo Os Laranjinhas. A sexta-feira fica para as marchas populares (Marcha da Valoriza, de Barreiros, da Vila e Popular) e para o concerto do grupo Factor Jota.
No sábado, actuam as marchas da Universidade Sénior, de Caldelas e de Goães, seguindo-se o grupo Água na Boca.
O último dia é animado pelos Amigos das Terças.
Ricardo Reis Costa (CP 6011-A)