O Festival de Guitarra está de regresso a Braga entre este sábado e 3 de Março. Fatrio, Mickro Duo e Surunyo são algumas das formações participantes.
Esta 4.ª edição conta a presença da formação instrumental, Fatrio, que interpreta versões instrumentais de temas do imaginário coletivo português em versões instrumentais com guitarra portuguesa, guitarra clássica e contrabaixo.
O festival apresenta ainda várias propostas com formações de música de câmara como o Mikro Duo, que a acaba de editar o seu segundo trabalho discográfico; o quinteto 5G5C, projecto peculiar formado por profissionais dos cinco conservatórios públicos e o ensemble Surunyo, formação de música antiga que interpreta temas do barroco bracarense numa com guitarra barroca, baixão e vozes mistas.
De destacar ainda as propostas a solo com Tilman Hopstock, guitarrista de irrefutável reconhecimento internacional, e Arturo Tallini, especialista Italiano em música contemporânea para guitarra.
Paralelamente, na componente pedagógica do festival, propõe um conjunto de quatro conferências, uma masterclass sob orientação de Tilman Hoppstock e um concurso internacional de música de câmara com guitarra, pioneiro a nível nacional.
Sob a coordenação e direcção artística de Vítor Gandarela, o festival é uma organização conjunta da Câmara de Braga e do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.