O 18.º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, este ano subordinado ao tema ‘Jardins Saudáveis’ e a 8ª Edição do Festival de Jardins Escolinhas, sobre ‘Que Pegada queres deixar no Mundo’, já podem ser visitados.
O festival internacional, patente até 31 de Outubro, une a criação artística à exposição de 12 jardins efémeros renovados anualmente.
Ao conjunto dos jardins sob o tema ‘Jardins Saudáveis’, junta-se o jardim ‘Que Pegada queres deixar no Mundo’, vencedor da 7ª Edição do Festival de Jardins Escolinhas, com o tema ‘Os Jardins e as Alterações Climáticas’.
Premiado como Garden Tourism Awards, no North American Garden Tourism Conference, em 2013 no Canadá, e distinguido pela Europe for Festivals, Festivals for Europe – EFFE Label 2017-2018, recebeu para esta edição propostas provenientes de Portugal, Polónia, Áustria, Alemanha, Espanha, Brasil, China (Macau), Argentina, França, República Checa e Suécia.
A apresentação dos jardins efémeros da 8ª Edição do Festival de Jardins Escolinhas pretende conferir ao visitante/leitos, o conhecimento dos trabalhos desenvolvidos pelas turmas participantes, desde a concepção à construção dos jardins, bem como dispor dos elementos descritivos necessários à interpretação de cada jardim, de acordo com a perspectiva dos seus autores.
Neste sentido, aos textos descritivos, que estabelecem a ligação entre os elementos representados e as ideias que os autores visam transmitir com cada jardim, associam-se as correspondentes imagens ilustrativas dos trabalhos desenvolvidos ao longo do processo de criação dos mesmos.
São ainda identificadas as várias espécies de flora utilizadas nos diferentes jardins.