Um concerto de Giampaolo Di Rosa dá início, este sábado, às 19 horas com o seu programa de concertos de órgão integrados na IX edição do Festival Internacional de Órgão Ibérico, organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Guimarães.
O IX Festival Internacional de Órgão Ibérico, que este ano acontece sob o tema Tradições em Música, inclui cinco concertos, entre Junho e Dezembro.
Os concertos acontecem na Igreja de Santo António dos Capuchos, no órgão histórico do séc. XVIII, restaurado em 2008.
O horário sofre, este ano, uma alteração, passando a realizar-se às 19 horas (com exceção do concerto de Setembro que se mantém às 21h30h).
A nona edição do Festival Internacional de Órgão Ibérico da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães refere-se em particular a perfis de tradições europeias no que respeita ao rei dos instrumentos: o órgão na sua multiplicidade.
Destaca-se, a partir deste ano, a parceria com a Sé de Vila Real e o seu órgão sinfónico, na produção de alguns concertos, facto que permite a partilha entre músicos e, oferece dois instrumentos diferentes.
O Festival engloba, ainda, atuações de Przemislaw Kapitula, da Polónia, a 15 de julho, de Esteban Elizondo (Espanha), a 16 Setembro, Erland Hilden (Suécia), a 31 de outubro, e, de novo, de Giampaolo Di Rosa (Itália/Portugal), a 16 Dezembro.
Giampaolo Di Rosa é organista titular da Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma, tendo sido recentemente nomeado organista titular da Sé Catedral de Vila Real e orientado os projetos fónicos de ambos os órgãos sinfónicos.
Doutorado em análise musical, completou na Europa os estudos de piano, órgão, cravo, música de câmara, interpretação historicamente informada, composição, teoria e análise.
O seu repertório abrange todas as épocas históricas, para além da improvisação, das suas próprias composições e transcrições para órgão, sendo intérprete dos ciclos integrais de alguns compositores, entre os quais Johann Sebastian Bach e Olivier Messiaen.
Desenvolve atividade de concertista no mundo inteiro, dedicando-se também ao ensino, investigação e assessoria para diferentes instituições, como a Santa Casa da Misericórdia de Guimarães e a Catedral de León em Espanha.
É diretor artístico para a atividade musical do Instituto Português de Santo António em Roma (IPSAR), nomeado pelo seu Reitor Mons. Agostinho Borges em 2008. O Presidente da República conferiu-lhe, em 2010, o grau de Oficial do Infante Dom Henrique.
LM (CP 8078)