Vila Nova de Cerveira será palco, entre 6 e 19 de julho, do I Festival de Música Terras de Cervaria (FMTC), um evento que reúne mais de 100 artistas e técnicos de diversas partes do mundo.
O festival, promovido pela Associação Momentos À Corda, conta com seis concertos, abrangendo estilos musicais que vão do jazz ao erudito, passando por música latina e tradicional. Os concertos acontecem em locais históricos e de grande importância cultural, como o Cervo, Convento de San Payo, Palco das Artes, Igreja Matriz e o Castelo de Cerveira.
Durante a apresentação do evento, o presidente da câmara municipal, Rui Teixeira, definiu o festival como “uma iniciativa que une a preservação do património com o desenvolvimento cultural, atraindo públicos diversos e criando uma experiência única de fruição artística.”
“A visão de associar a música ao património histórico ajuda a fortalecer a identidade cultural do concelho e proporcionar momentos memoráveis para os habitantes e visitantes”, acrescentou.
Tiago Anjinho, diretor executivo da Associação Momentos À Corda, referiu que o festival visa apoiar artistas e técnicos portugueses, fortalecer a programação cultural da região e consolidar a posição de Cerveira no panorama cultural nacional.
O vasto programa musical, foi revelado por Beatriz Lara Fernandes, diretora artística. O primeiro concerto será realizado no Cervo do Mestre José Rodrigues, no dia 6 de julho, às 6h06 da manhã, por Daniyah Guitar Duo.
Outros destaques do festival incluem os 4 Vintes, no Convento de San Payo, (9 de julho, às 21h00), com o Quarteto de Matosinhos. Também marcam presença GUICollective, no Palco das Artes (13 de julho, às 21h00), os Quartzo Ensemble, na Igreja Matriz (14 de julho, às 21h00) e ‘Desabafos d’El Rei’, no Castelo de Cerveira (16 de julho, às 21h00), com a presença de Mário Azevedo e Beatriz Cortesão, para assinalar os 728 anos do Tratado de Alcanices.
O festival encerra no dia 19 de julho, no Palco das Artes (21h00), com um concerto para Oboé e Orquestra em Dó Maior, por João Miguel Silva e Ensemble FMTC.
De entrada gratuita, o I Festival de Música Terras de Cervaria (FMTC) promete ser, segundo o presidente Rui Teixeira, “mais um momento de afirmação Cultural de Cerveira no panorama nacional e internacional”.

Rui Teixeira, presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira