O espanhol Hassan Lekhili (Ourenrunning) com 01:08:18, e Filomena Costa (ACD Jardim da Serra) com 01:17:55 , foram os grandes vencedores da primeira Meia Maratona de Braga. Os dois atletas ficam para a história de uma prova que na sua primeira edição reuniu mais de 4 mil atletas, incluindo os que participam na caminhada/corrida de seis quilómetros.
Rui Muga (CD Mogadouro) e Artur Rodrigues (GDC Guilhovai) foram os segundos e terceiros classificado. Cláudia Pereira (SC Salgueiros) e Joana Costa (SL Benfica) completaram o pódio feminino.
O evento serviu de palco para homenagear atletas e dois dirigentes bracarenses que marcaram o atletismo nacional nas décadas de 80 e 90. Albertina Machado, Conceição Ferreira, Fátima Novais, Fernanda Marques, Helena Lobo, Manuela Machado, Rosa Oliveira, Tinoco Marques e José Guimarães foram os homenageados.
Segundo Sameiro Araújo, o sucesso alcançado por este grupo de atletas e dirigentes representou um alicerce para o trabalho imprescindível de criação das condições necessárias para que o atletismo e as performances dos atletas se expressassem nos momentos certos, fruto do trabalho de directores altamente competentes e profissionais em todos os momentos.
“É com imensa honra e sentido de gratidão que o município de Braga, com uma simples homenagem, reconhece os anos de dedicação à modalidade e à cidade de todos estes atletas e dirigentes”, afirmou.
“Braga tem um grande historial na modalidade e a realização da Meia Maratona veio reconhecer o enorme contributo os atletas bracarenses prestaram ao atletismo português”, referiu.
Meia maratona de 2017 já tem data
De acordo com Sameiro Araújo, vereadora do Desporto, Braga “reclamava” pela realização desta prova e a participação excedeu as expectativas. Em 2017 a meia maratona realiza-se a 26 Fevereiro.
“Atendendo a que é a primeira edição, é de sublinhar a adesão das pessoas, o que prova que a população de Braga cada vez tem mais gosto em correr e caminhar, o que nos deixa evidentemente satisfeitos. Acredito que daqui por três ou quatro anos podemos ter 10 mil pessoas a participar na prova e ombrear com as melhores provas nacionais nesta distância”, disse, garantindo que o facto de o número de inscrições ter esgotado antes do prazo final é um sinal claro da muita procura que existe para o evento.
Sameiro Araújo enalteceu também o facto de a prova ter atraído muitos atletas de Espanha, mais concretamente da região da Galiza. “Temos o objectivo de associar ao incentivo à prática desportiva a componente turística. Braga tem um património riquíssimo que merece ser divulgado e conhecido, pelo que esta união entre desporto e turismo vem beneficiar este tipo de eventos”, realçou.