Um Outono a cheirar a Inverno, é o que a meteorologia promete para este fim-de-semana em todo o distrito de Braga.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para este sábado céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade de norte para sul a partir da manhã. Períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros, diminuindo de intensidade e frequência a partir do meio da tarde e condições favoráveis à ocorrência de trovoada.
O vento sopra fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, rodando gradualmente para o quadrante norte e tornando-se moderado a forte (30 a 40 km/h) com rajadas até 60 km/h no litoral oeste. Nas terras altas, o vento será moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante sul, rodando gradualmente para quadrante norte.
Descida da temperatura máxima nas regiões Norte e pequena descida da temperatura mínima.
No domingo não é esperada chuva no distrito, embora possa ocorrer um ou outro aguaceiro fraco, que pode ser de neve acima dos 1200 metros. O frio faz, assim, a sua primeira aparição a ‘sério’, prevendo-se uma descida acentuada da temperatura mínima e novamente uma descida, se bem que pequena, da máxima e formação de gelo ou geada no interior das regiões do Norte e Centro.
É esperado vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) de noroeste, soprando por vezes moderado (20 a 30 km/h) no litoral oeste e sendo moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas.
Para segunda-feira, a temperatura máxima torna a descer e os aguaceiros são de neve acima dos 800 metros.
Para sábado, o IPMA prevê para Braga, Amares, Vila Verde e Barcelos máximas de 16º e mínimas de 12º, e de 15/12 para Terras de Bouro.
Para domingo, estão previstas máximas de 14.º e mínima de 4º para Braga, Amares e Vila Verde, 13/5 para Terras de Bouro e 14/6 para Barcelos.
FG (CP 1200)