O plenário da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, reunido esta quinta-feira, em Amares, aprovou autorização de despesa para a execução da candidatura, financiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, relativa a um sistema de videovigilância para prevenção de incêndios rurais.
A CIM Cávado explica esta sexta-feira em comunicado que numa primeira fase prevê a instalação de quatro torres de videovigilância permita a cobertura do território da sua abrangência na ordem dos 69%.
Nesse sentido, já propôs, em sede de elaboração do Programa Regional de Acção – Norte, impulsionado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e pela Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais, o alargamento integral desta rede, bem como o financiamento da sua manutenção.
“Esta operação será mais um contributo no sentido de desenvolver uma estratégia sub-regional que permita minimizar os impactos dos incêndios rurais, potenciando os meios disponíveis para a sua vigilância, detecção e combate”, salienta.
A assembleia intermunicipal aprovou por unanimidade e aclamação, a moção de apoio à candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027.