A Fonte do Ídolo tem patente ao público a exposição dos trabalhos da 21.ª edição do Concurso Municipal de Fotografia, que este ano teve como tema o ‘Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado do Município de Braga’, cujos prémios foram entregues esta quinta-feira, pelo presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio.
O júri decidiu atribuir prémios a Hugo Peixoto Gomes (categoria de máquinas descartáveis) e a Joana Magalhães (categoria de utilização de rolos fotográficos). Foram ainda atribuídas menções honrosas aos concorrentes Rafael Emiliano Zambe e Sara Cristina Ribeiro dos Santos.
O concurso decorreu entre os dias 27, 28 e 29 de Setembro. Esta edição teve como umas das novidades o facto do concurso ter duas categorias fotográficas distintas: o formato analógico, tendo-se utilizado as habituais máquinas descartáveis, e a introdução da disponibilização de rolos fotográficos para os concorrentes poderem usar o seu próprio equipamento.
Outra novidade deste ano foi a realização de um trabalho por um fotógrafo profissional (nesta edição foi convidado Hugo Delgado), que compilou um portfólio com 20 imagens originais sobre o tema do concurso que ficam na propriedade do município e que integrarão uma exposição pública a realizar em data a anunciar.
Como já é habitual, o Concurso teve ainda com a participação dos utentes do Instituto Novais e Sousa.
Ao longo da sua existência, o Concurso Municipal de Fotografia tem vindo a evocar e a celebrar múltiplas facetas do património cultural bracarense, incluindo os principais eventos festivos que animam a cidade. A XXI edição do concurso contou com a parceria da Koy Lab – Album Tailoring, empresa sediada em Braga.