Esta formiga – cujo nome científico é Solenopsis invicta – é nativa da América do Sul, mas no último século espalhou-se pelos Estados Unidos, México, Caraíbas, China e Austrália. Agora, 88 formigueiros desta espécie foram encontrados em cinco hectares perto de Siracusa, na Sicília, em Itália.
As formigas-de-fogo-vermelhas são conhecidas pela agressividade com que atacam potenciais ameaças e têm uma picada dolorosa que pode irritar a pele e causar reacções alérgicas. Podem ainda representar uma ameaça para as culturas e ecossistemas locais.
Os investigadores temem que a Solenopsis invicta se espalhe rapidamente, uma vez que 7% do continente europeu tem um clima propício à propagação da espécie, incluindo cidades como Barcelona, Paris, Londres, Lisboa e Porto.
“A Solenopsis invicta é uma das espécies mais invasoras. Pode espalhar-se alarmantemente depressa”, diz o investigador Mattia Menchetti, autor do estudo publicado na segunda-feira na revista científica Current Biology.
“Encontrar esta espécie em Itália foi uma surpresa, mas sabíamos que este dia ia chegar”, aponta, citado pela CNN.
Os investigadores não sabem como é que as formigas-de-fogo-vermelha chegaram à ilha italiana. Já tinham sido encontradas formigas isoladas em produtos importados em Espanha, Finlândia e Países Baixos, mas nunca colónias inteiras.