Mais de uma década depois do início do processo, o município de Valença formalizou o acto de entrega do Dossier de Candidatura das ‘Fortalezas Abaluartadas da Raia’ a Património Mundial da Unesco, no Centro de Estudos de Arquitectura Militar de Almeida.
Com Valença, os municípios de Almeida e Marvão formalizaram também as suas candidaturas.
O acto contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, do presidente da Comissão Nacional da UNESCO, embaixador José Moraes Cabral, da vice-presidente do ICOMOS Portugal, Ana Paula Amendoeira, do coordenador da candidatura, João Campos, do presidente da Association Vauban, Alain Monferrand, além de técnicos destes três municípios, envolvidos na candidatura.
Na óptica de José Manuel Carpinteira “a classificação das Fortalezas Abaluartadas da Raia como Património Mundial da UNESCO, que tanto ambicionamos, será decisiva para a sua preservação, valorização e projecção turística, nos mercados nacional e internacional. De igual modo, contribuirá para melhorar a experiência dos turistas e visitantes que nos escolhem como destino, dando-lhes a conhecer a nossa história”.
É esperado que a proposta de classificação pela UNESCO seja entregue em Paris, em 2025, para uma avaliação prévia pelo grupo de peritos internacionais e posteriormente avançar para a avaliação do Comité Internacional.