Um conjunto de fotos publicado pelo blogue Olhar Viana do Castelo, que mostram a degradação do porto de pesca, levaram, esta sexta-feira, a prometer “desenvolver todos os esforços para devolver a dignidade” ao espaço.
“A APDL está atenta à situação e a desenvolver todos os esforços, dentro das limitações que a situação actual impõe [pandemia de covid-19], para devolver a dignidade daqueles espaços”, disse a administração portuária, em resposta por escrito a um pedido de esclarecimento da agência Lusa, a propósito de imagens divulgadas, na terça-feira, pelo blogue Olhar Viana do Castelo.
As imagens são acompanhadas de um texto onde se lê que “o lixo e degradação imperam há anos no porto de pesca de Viana do Castelo, mas a entidade responsável parece alheia ao lamentável estado desta infra-estrutura”.
“Há necessidade de se fazer sentir à entidade gestora a urgência imperiosa de realização de uma intervenção. É preciso mudar este triste cenário na cidade”, refere o blogue.
Na resposta à Lusa, a APDL assumiu que “alguns dos espaços” retratados encontram-se na sua área de jurisdição, “apesar do porto de pesca estar concessionado à Docapesca, desde 2014”.
“A menor organização do espaço que as imagens retratam já foi identificada pela APDL, estando esta administração a desenvolver esforços no sentido da sua resolução. A cabal retirada das redes só ainda não foi definitivamente implementada pelas dificuldades inerentes ao catual estado de emergência adveniente da covid-19”, sustenta a nota.
A APDL refere ainda “que as redes de pesca sinalizadas não estão abandonadas, mas sim depositadas pelos pescadores”.
“A APDL encontra-se, actualmente, a identificar locais específicos para armazenamento destes aprestos marítimos para os pescadores que não detenham instalações próprias ou disponibilizadas para o efeito”.
Já “as construções em estado de degradação, igualmente focadas nas imagens, já se encontram desafectas de qualquer tipo de operação, estando a APDL a promover a beneficiação e demolição das mesmas”, conclui.