O Papa Francisco recebeu esta quinta-feira o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Vaticano, num clima de grande afecto e cordialidade entre ambos.
O presidente da República manifestou-se “feliz” com a resposta dada pelo papa Francisco para visitar Portugal em 2017 por ocasião do centenário das aparições de Fátima, sem revelar o que disse concretamente.
“Eu não estou neste momento autorizado a poder dizer publicamente qual a posição do Santo Padre. Nós sabemos que recebe muitos convites. Não estou autorizado a dizer publicamente, o máximo que eu posso dizer é que saí muito feliz da audiência”, revelou Marcelo Rebelo de Sousa numa conferência de imprensa na residência da embaixada portuguesa junto da Santa Sé.
Depois da audiência, a sós e em espanhol, que durou meia hora, Papa recebeu paramentos assinados por Siza Vieira e ainda um registo de Santo António da colecção particular de Marcelo.
O Papa retribuiu com uma medalha do pontificado em bronze, onde figuram dois ramos de oliveira que se entrelaçam em sinal de paz, segundo explicou. Colocando a mão no ombro de Marcelo, Francisco referiu que “os políticos são chamados a construir a paz”.
O Presidente da República segue depois para Madrid, onde tem encontro marcado com o Rei de Espanha, Felipe VI, no Palácio da Zarzuela.
FG (CP1200) com RR e agências