Uma massa de ar polar é esperada a partir da tarde de sexta-feira, com redução acentuada das temperaturas. Pode nevar nas zonas mais altas do País. No Baixo Minho as máximas não ultrapassam os 14 graus e as mínimas rondam os 2 graus.
A partir da tarde de dia 26, devido ao transporte de uma massa de ar polar, muito frio e relativamente seco, vindo da Islândia, prevê-se uma mudança significativa do estado do tempo”, revela um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
As previsões meteorológicas apontam a passagem da situação de temperaturas amenas para uma descida gradual da temperatura, com “intensificação do vento, especialmente, no litoral oeste e nas terras altas”, soprando forte de norte até 50 quilómetros/hora (e rajadas até 70 km/h).
Segundo o IPMA, no sábado e no domingo, “as temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 15 graus Celsius, com excepção da costa sul do Algarve e alguns locais do Alentejo, onde podem ser ligeiramente superiores (2 a 3 graus), e das regiões do interior Norte e Centro, onde os valores da temperatura máxima deverão variar entre 5 e 10 graus Celsius”.
GEADAS
“Relativamente aos valores da temperatura mínima, deverão ser inferiores a 10°C e da ordem de 0 a 5°C nas regiões do interior, onde se prevêem as primeiras geadas da época”, adianta o IPMA.
As temperaturas baixas associadas ao vento mais intenso “deverão originar desconforto térmico” e, entre os cenários possíveis a partir das previsões meteorológicas, admite-se “a ocorrência de precipitação dispersa nas regiões Norte e Centro no dia 27 [sábado]” que, no caso de vir a ocorrer, “deverá originar alguma neve nas terras altas”, alerta a nota do IPMA.
Carlos Machado Silva (CP 3022)