A fronteira entre Valença e Tui encerrou à generalidade da população. O fecho da fronteira entre Portugal e o município de Tui, na Galiza, Espanha, foi verificado pela rádio Vale do Minho e confirmado pela a Polícia Local da cidade galega.
Em declarações à rádio alto-minhota, fonte da Polícia Local tudense informou que “apenas podem entrar e sair moradores e/ou trabalhadores mediante declaração”, sendo impedido o atravessamento a que for, por exemplo, “tomar um café ou abastecer a viatura”.
“Os automobilistas que atravessem as pontes e tentarem entrar em Tui sem cumprir estes requisitos são convidados a seguir caminho ou a regressar a Portugal”, frisou a mesma fonte.
A situação deve-se às novas medidas de restrição implementadas naquele município galego com objectivo de conter a propagação da covid-19.
A entrada e saída só é permitida nos seguintes casos: assistência a centros, serviços e estabelecimentos sanitários; cumprimento de obrigações laborais, profissionais, empresariais, institucionais, sindicais e de representação laboral, frequência de universidades, professores e educadores, incluindo jardins de infância; retorno ao local de residência ou familiar; assistência e cuidado a seniores, menores, dependentes, incapacitados ou pessoas especialmente vulneráveis.
São ainda excepções: deslocamento a bancos, companhias de seguro ou postos de abastecimento em concelhos limítrofes; presenças urgentes em órgãos públicos, judiciais ou notariais; renovações de autorizações e documentação oficial, assim como outros trâmites administrativos inadiáveis; realização de exames ou provas oficiais inadiáveis e por força maior.
Qualquer outra actividade tem que ser credenciada.
Estas medidas vão estar em vigor até ao próximo dia 4 de Dezembro.
O município de Tui está em Alerta Vermelho (nível 3) devido ao elevado número de novos casos verificados nas últimas semanas.