São dez os jovens de Braga que apresentam as suas criações na área da moda na Gala Final do II Concurso Jovens Criadores, que a autarquia promove na próxima sexta-feira, pelas 21 horas, na Colunata de Eventos.
Sob o mote ‘Bom Jesus – Património da Humanidade’, Cassandra Silva, Catarina Anes dos Santos, Juliana Antunes, Leonardo Cunha, Mariana Pinto, Mi Ribeiro, Nuno Magalhães, Rita Rodrigues, Rui Faria e Sofia Costa deram largas à sua imaginação e, com orientação da estilista bracarense Elsa Barreto, criaram peças de vestuário inspiradas no Bom Jesus.
Para a Sameiro Araújo, vereadora da Juventude, o Concurso Jovens Criadores afirma-se como uma rampa de lançamento para os jovens Bracarenses que têm o sonho de serem estilistas. “Este concurso tem permitido promover o talento dos nossos jovens como ficou comprovado na edição anterior”, referiu Sameiro Araújo.
Já Elsa Barreto, que acompanhou todo o processo criativo, mostrou-se impressionada com o talento dos jovens. “Estão todos muito empenhados e a seguir o tema que lhes foi proposto. Teremos na passarela propostas que irão surpreender o público”, sustentou a estilista.
A gala inicia-se com um desfile da responsabilidade de Carla Simões, vencedora da primeira edição. Em seguida, cada um dos finalistas apresenta quatro coordenados, num ambiente de glamour que tem como pano de fundo o Bom Jesus. O espectáculo conta ainda com um desfile de Elsa Barreto, que apresenta parte da sua colecção de Inverno, e com um momento musical protagonizado por Diana Martinez.
A avaliação dos coordenados é feita por um júri constituído por Sameiro Araújo, Elsa Barreto, Varico Pereira (Confraria do Bom jesus), Manuel Serrão (Portugal Fashion) e Zaira Costa (curso design de moda da Esprominho).
Nesta gala será também conhecido o vencedor do passatempo promovido pela Confiauto junto dos jovens finalistas, que foram desafiados a conceber uma decoração para uma nova viatura da Renault 100% eléctrica. Ao vencedor deste passatempo é atribuído um prémio de 500 euros.