Cerca de meia centena de luso-canadianos deram as boas-vindas ao novo residente do Little Portugal de Toronto, um galo de Barcelos gigante, que vai permanecer no coração da comunidade, e que é já uma atracção. A obra da artista local Julia Prajza pretende servir como “fonte de inspiração para a comunidade portuguesa no Canadá”, de que a “esperança é a última a morrer”.
“Temos agora este grande galo e espero que fique na história para que todos venham a Toronto e possam visitá-lo, porque é único nesta área”, disse à agência Lusa Anabela Taborda, presidente da Associação Comercial e de Serviços do Little Portugal na Dundas.
A cerimónia oficial de inauguração do galo de Barcelos no Little Portugal de Toronto, teve lugar no sábado, junto ao número 1212 da Dundas Street West, no Lakeview Avenue Parkette.
Esta é uma marca física da presença portuguesa no coração do Little Portugal de Toronto, num projecto de arte “fruto de duas sociedades, a portuguesa e a canadiana”, sublinhou Ana Bailão, vereadora luso-canadiana do município de Toronto.
“O galo de Barcelos também é símbolo de honestidade, de integridade e de esperança, que muito necessitamos neste momento. Quisemos com o concurso público da decoração do galo, envolver também a comunidade canadiana, na criação deste galo luso-canadiano”, acrescentou a também vice-presidente da autarquia canadiana.
Numa parceria com a Associação Comercial e Serviços do Little Portugal na Dundas, Câmara Municipal de Toronto, Consulado Geral de Portugal e a Associação Migrante de Barcelos, o galo de 2,8 metros de altura e 1,9 metros de comprimento, foi doado pelo município de Barcelos.
O cônsul-geral de Toronto, José Carneiro Mendes, realçou que o galo de Barcelos também vai ao encontro dos valores da sociedade canadiana.
“O Little Portugal representa actualmente em Toronto um local de diversidade e de multiculturalidade. Já não é como foi no passado, mas encarna perfeitamente o espírito deste país. É também uma mais valia para esta cidade, para a diversidade cultural, multiculturalidade que o Canadá persegue, os valores portugueses, do galo de Barcelos, da comunidade de Barcelos, são valores do Canadá, vai atrair pessoas que aqui vão vir para ver o Galo de Barcelos”, frisou o diplomata.
AJUDAR PEQUENO COMÉRCIO LUSO
Apesar de Portugal estar localizado a mais de cinco mil quilómetros do Canadá, o galo de Barcelos no futuro vai também servir como “fonte de inspiração para a comunidade portuguesa no Canadá”, de que a “esperança é a última a morrer”, pois consegue-se “lutar por aquilo que ser quer”, sendo este projeto de arte, “um exemplo disso mesmo”, destacou Vítor Santos presidente da Associação Migrante de Barcelos de Toronto.
A artista vencedora do concurso público Julia Prajza explicou que se inspirou na “cultura e na paisagem portuguesa”, numa mistura de alegria, de esperança e de optimismo, celebrando a cultura portuguesa, realçando as cores do mar em Portugal e o brilho do sol, num toque moderno da arte tradicional.
O galo promete impulsionar o pequeno comércio no Little Portugal de Toronto, que apesar da gentrificação verificada na cidade canadiana, continua a ter uma presença significativa naquela área.
Nesse sentido a associação comercial tem outras iniciativas culturais para tentar “dinamizar a área para que o pequeno comércio possa sobreviver” tempos de crise.
O Galo de Barcelos é desde Junho passado uma marca registada em Portugal, cujo município de Barcelos é a entidade detentora da marca.
A associação comercial Little Portugal On Dundas tem quase dois quilómetros de comprimento, entre a Ossington e a Lansdowne Avenue, na Dundas Street West, e conta com cerca de 400 estabelecimentos comerciais.
O Governo canadiano calcula que vivem no país mais de 480 mil portugueses e lusodescendentes.