Um grupo de portugueses radicado em Recife, no Brasil, vai custear a colocação de um galo de Barcelos, de formato gigante, na cidade ribeirinha de Porto Galinhas, uma cidade localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco.
Segundo Manuel Beninger, da Associação Portuguesa de Autarcas Monárquicos, a colocação do galo na praça central de Porto Galinhas está já acordada com a Câmara local, e conta, ainda, com o apoio logístico do município de Barcelos.
O galo, idêntico aos que existem nas ruas de Barcelos, será fabricado por um grupo de artesãos locais e posteriormente transportado para o outro lado do Atlântico.
Manuel Beninger disse ao JN que Porto Galinhas é visitado por milhares de turistas de todo o mundo, pelo que o galo – que terá uma placa explicativa da sua origem – servirá para divulgar Portugal.
A lenda do Galo de Barcelos narra a intervenção ‘milagrosa’ de um galo morto na prova da inocência de um homem erradamente acusado de um crime.
O nome de Porto galinhas radica na chegada dos escravos ilegais ao porto que costumava ser anunciada pela frase: “tem galinha nova no porto”!