Com o objectivo de tentar demonstrar que o território de montanha pode ser usufruído por todos, independentemente da sua condição física, motora, intelectual ou cognitiva, a associação empresarial Gerês Viver Turismo promoveu a inclusão e a acessibilidade no destino turístico Gerês.
Utentes das instituições APPACDM – Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, com sede em Braga, e CAID – Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente, de Santo Tirso, acompanhados por guias de montanha experientes e profundos conhecedores do terreno, contactaram directamente com vários elementos da paisagem natural e do património histórico-cultural do território.
Foi desenvolvida uma caminhada para usufruto da Natureza na envolvente à aldeia de Campo do Gerês, durante a qual reinou a boa disposição e a alegria no seu estado mais genuíno, sendo que após o almoço foi realizada uma visita ao Museu da Geira, tendo ficada evidenciada a curiosidade pela via de comunicação construída pelo império romano.
No mesmo dia decorreu a apresentação do projecto TUR4all no auditório do Centro de Animação Termal da Vila do Gerês, presenciada por vários empresários do sector turístico do Concelho de Terras de Bouro. Um projecto promovido pela Accessible Portugal, com o apoio formal do Turismo de Portugal e da Fundação Vodafone que visa sobretudo caracterizar os recursos turísticos e culturais nacionais, sob o ponto de vista da acessibilidade, não apenas física ou estrutural, para receber pessoas com necessidades especiais e disponibilizar essa informação publicamente. Uma acção que na sua globalidade demonstrou que, com simples adaptações e boa vontade de empresas e profissionais, aquilo que parece ser inacessível para alguns afinal pode e deve ser para todos.